Crescimento da renda aumenta turismo

Ludimila de Oliveira

A economia de uma cidade gira em torno de diversos fatores e um deles é o turismo. Segundo a Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR), este é um segmento econômico que está em ascendência devido ao aumento da renda do brasileiro e é essencial para o crescimento de uma cidade.

Com o período de férias chegando, o que não falta são boas opções para uma ótima viagem de descanso, seja com a família ou só por um momento de lazer. Os destinos mais procurados ainda são as praias, e o ecoturismo está em desenvolvimento. O Estado de Goiás, localizado numa região de cerrado, onde o turismo ecológico se destaca pelas belas paisagens e diversas cachoeiras.

O turismológo e pesquisador Paulo Roberto Ferreira de Aguiar Júnior, 30, afirma que lugares como as cidades mineiras seiscentistas e setecentistas tem uma procura cada vez maior. De acordo com ele, o Pantanal e a Amazônia também seguem essa tendência de crescimento.  

Planejamento

Uma viagem, para ser tranquila e agradável, precisa de programação e planejamento. Os pacotes turísticos são uma prática cada vez mais comum que tem como objetivo facilitar a vida de quem deseja descansar ou até mesmo conhecer lugares diferentes. A cada dia estão mais acessíveis até mesmo para uma família de classe média baixa. “O aumento da renda do brasileiro possibilitou que as pessoas de baixa renda conseguissem pensar mais em lazer do que na década passada”, conta Paulo Roberto. Ele ainda afirma que existem financiamentos pela Caixa Econômica Federal e pelo Serviço Social das Indústrias (SESI), que oferece hospedagem a preços reduzidos aos associados.

Em 2010, a Organização Mundial de Turismo registrou declínio no turismo mundial devido à crise econômica e à influenza H1NH1. Segundo Paulo, “vários destinos turísticos realmente não conseguiram manter o ritmo de turistas. Os únicos que mantiveram e houve aumento foram a América do Sul e África”.  “ O Brasil conseguiu manter-se bem posicionado nesse ranking. Já o Estado de Goiás, tem uma atratividade natural e irrefutável, mas, a falta de profissionalização e investimento em infraestrutura podem fazer com que o estado não acompanhe o ritmo nacional.

 

 

Sobre araguaianoticias

Alunos do curso de jornalismo da Faculdade Araguaia
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário