Para poucos bolsos e bons gostos

Viajar pela Europa, ou até mesmo para Resorts de luxo no Brasil ainda é para poucos que possuem uma renda maior e podem se dar o conforto de sair de Goiânia, na primeira classe rumo aos destinos mais cobiçados do mundo

 
Thaís Freitas

O mercado de luxo brasileiro esteve em alta nos últimos meses.O segmento de luxo teve um crescimento de 17% no ano de 2010, mudança significativa diante do PIB nacional (3.7%) segundo dados do Dieese. E acompanhando esse crescimento, o turista goiano procura incrementar ainda mais suas viagens, seja com roteiros sofisticados ou com hotéis de alto padrão.

Os viajantes mais exigentes estão em algumas das principais capitais brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Goiânia. Normalmente os turistas que buscam o luxo, optam por roteiros que incluem contato com a natureza sem perder o requinte e alta gastronomia. Portanto serviços adicionais oferecidos são sempre fundamentais para as viagens mais luxuosas.

O sucesso de uma viagem de alto padrão começa na escolha da prestadora de serviço. Falar inglês fluente, dar “dicas” extras (bons restaurantes, o que visitar, onde comprar e mapa da cidade) além de acompanhar os turistas ao hotel e verificar se eles estão satisfeitos com o serviço são um belo diferencial. Foi assim que a CVC conquistou a empresária goiana Lúcia Prado.Ela programou a viagem junto com o marido com um ano de antecedência, o roteiro conhecer 6 países da Europa. Itália, Alemanha, Portugal , Espanha, França e Inglaterra. “Conheci lugares históricos, marcantes, bons momentos e alguns dificeis, mas nada que pudesse tirar o encanto de estar curtindo férias no continente europeu, Roma faz voltar ao tempo, Paris é bom pra namorar, Alemanha uma organização completa, enfim lugares que vale a pena conhecer, mas lembrar de levar um dicionário de linguas, pois principalmente nos restaurantes é dificil saber o que comer”- ressalta Lúcia.
Já Rubens Prado, marido de Lúcia, comenta a beleza do continente europeu: ” a Europa oferece a você diversos pontos turísticos o que faz com que milhares de turistas a visitem anualmente. Paris é uma bela cidade onde você poderá conhecer um pouco mais sobre a cultura deste povo, a sua língua , comidas, dentre muitas outras coisas que são de grande importância para você. Em uma viagem pela Europa você não pode deixar de conhecer Roma, Barcelona, Veneza, entre outros lugares.”

Nas agencias de viagem é possível encontrar pacotes de navio para Europa, basta fazer uma pesquisa para ver aquele que disponibiliza os melhores roteiros e valores.” Em relação aos valores saiba que ele varia e muito de acordo com o pacote de viagem que você escolher, isto é, a duração de sua viagem pois um cruzeiro com duração de cinco dias e quatro noites é bem mais em conta do que um de dez dias e nove noites” – afirma Georton Pierre agente de turismo.

Cinara e Nélio, casal de químicos de Goiânia decidiram fazer um cruzeiro na lua-de-mel e o destino Barcelona.” Realizar um Cruzeiro pela Europa é o sonho de muitas pessoas que se preparam para uma viagem especial. É a combinação perfeita entre uma viagem relaxante e cultural. É possível viajar para o velho mundo e conhecer as cidades mais históricas a bordo de um Cruzeiro pela Europa. Realizar um cruzeiro pela Espanha é descobrir um tesouro incrível, sua história e cultura estão imersas em uma paisagem magnífica” declara Cinara.

Se há um meio de transporte que poderia receber um incentivo maior por parte do governo no Brasil, este certamente deveria ser o trem. Quem viaja para a Europa, por exemplo, se surpreende com a enorme frota disponível e, ainda mais, pelo fato das pessoas fazerem questão de utilizá-la. Como o continente possui diversos países pequenos e muito próximos, às vezes a melhor forma e também a mais rápida de viajar entre eles é justamente utilizando o trem. Além do conforto, a viagem possibilita admirar belas paisagens, o que transforma essas horas em algo realmente prazeroso.
O Venice Simplon-Oriente-Express foi o escolhido por Daniele e Thiago, empresários goianienses, para comemorar 10 anos de casamento. “Foi uma forma inesquecível de visitar as cidades mais elegantes da Europa. O trem de compartimentos espaçosos possui um atencioso comissário, enquanto o jantar estilo Art Deco servido em carrinhos reflete a sua requintada cozinha e seu perfeito serviço, lá fora paisagem de Veneza a Londres com passagem por Praga” – descreve o casal.

“Luxo é sair de um bangalô em que se está hospedado e pisar na areia, é poder saborear uma refeição impecável ou um jantar à luz das estrelas, com nativos contando sobre o país que se visita”. É desta maneira que Teresa Perez, gerente da Agatur, desmistifica alguns preconceitos que sempre teve que ouvir quando resolveu apostar no segmento de turismo de Luxo no Brasil, um campo ainda pouco explorado pelas agências de viagens. “Era difícil mostrar para as pessoas que ter Luxo não é pecado e apenas sinal de ostentação. Luxo é estilo de vida, é poder ter um serviço diferenciado, com emoção”, acredita. A agência, que começou há 15 anos em Goiânia com apenas três pessoas, hoje possui 20 funcionários.

Para conseguir tocar seus clientes e promover viagens marcantes, Teresa conta que, em primeiro lugar, é preciso saber ouvir muito bem o cliente, seus gostos e ansiedades. Só assim ela poderá indicar os melhores destinos e passeios para cada tipo de pessoa, que podem ir de passeios na França a safáris na África. “É um trabalho bem artesanal, de compreensão e relacionamento com o cliente”, diz. De acordo com ela, a viagem é preparada nos mínimos detalhes, envolvendo gostos pessoais, como se deseja ou não ter passeios culturais, se a viagem é em família ou com amigos. “São várias peças que contribuem para a viagem ser maravilhosa. O hotel em que se hospeda, a distribuição certa dos dias da viagem, as atividades e o que envolvem os passeios, como por exemplo, ter que acordar um dia de madrugada, para que o cliente saiba muito bem tudo o que vai fazer”, diz.

No Brasil a Bahia ainda é campeã dos resorts de luxo. Praia do Forte, Guarajuba e Barra Grande se destacam. Lúcia Prado já esteve no Kiaroa, hotel 5 estrelas localizado na Península de Maraú e voltou encantada: ” o calor humano e a receptividade do brasileiro é diferente, num ambiente requintado e rico em belezas naturais como a Bahia com certeza faz toda a diferença.”

Sobre araguaianoticias

Alunos do curso de jornalismo da Faculdade Araguaia
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário